Em 2022 e em 2023, a Junta de Freguesia foi considerada uma Eco-freguesia de Excelência.
Ao longo 2023, foram detetados casos de abandono indevido. Tratam-se de situações pontuais que vamos atuando, logo que haja conhecimento das mesmas.
A par deste trabalho, continuámos com todo o processo de limpeza e recolha de resíduos na freguesia, passando por caminhos, escarpas, ribeiras, explorações agrícolas, estaleiros de construção civil e outros, de onde tem sido retirado monstros domésticos, alfaias agrícolas em estado de degradação e outros lixos, estes por sua vez foram transportados para as empresas com área específica no tratamento de resíduos e sucatas. Para cada transporte é efetuado o preenchimento da Guia de Acompanhamento do Transporte Rodoviário de Resíduos na Região Autónoma dos Açores.
A Junta de Freguesia mantém um dia da semana designado para a recolha de monstros. Todos os interessados, contatam a autarquia antecipadamente e depois é feita a recolha. Embora tenhamos este serviço disponível, ainda acontece situações em que as pessoas colocam os monstros na via pública. Nessas situações realizamos na mesma a recolha pois no dia determinado além de irmos às habitações identificadas também é feita uma ronda por toda a freguesia.
Além da recolha, importante frisar o devido encaminhamento que é feito do material recolhido. É realizada, pelos colaboradores desta autarquia, uma devida separação dos resíduos que depois são depositados nas entidades devidas, como é o caso do Centro de Processamento de Resíduos da Ilha do Faial. É também feito o encaminhamento para empresas responsáveis pelo tratamento de materiais mais diferenciados.
Sendo este por vezes um constrangimento, a Junta de Freguesia da Praia do Almoxarife manteve em 2023 um protocolo com a Entidade ERP no âmbito do projeto “Junta na Freguesia”. Este é um importante apoio no encaminhamento de resíduos EEE. Fruto desta parceria foi ainda possível disponibilizar na Escola da Praia do Almoxarife e na Sociedade Filarmónica Unânime Praiense caixotes para recolha de pilhas e lâmpadas.
De relevar que existe uma grande adesão por parte dos habitantes da freguesia, na separação dos resíduos, nos Ecopontos existentes e no Oleão colocado junto ao Ecoponto da Estrada Regional, junto à Sociedade Filarmónica Unânime Praiense.
De referir que os habitantes da freguesia foram alertados e sensibilizados para o facto de que a freguesia está a concorrer ao Galardão ECO-FREGUESIAS. Essa sensibilização foi realizada através dos canais de divulgação existentes.
Há que salientar que não fizemos apenas limpezas pontuais, continuamos a fazê-las semanalmente de uma forma contínua, sempre com a preocupação de alertar os habitantes para o problema dos resíduos.
Ao nível da sensibilização apostamos nas camadas mais jovens, tendo realizado, na Semana dos Resíduos, uma ação de sensibilização na Escola da Praia do Almoxarife relacionada com o tema de 2023, a redução da utilização de sacos, e com a separação importante de lâmpadas e pilhas.
Ao nível da comunidade, distribuímos, pelo Natal, sacos reutilizáveis para fruta e colocou-se, no estabelecimento comercial da freguesia, um poster a apelar à utilização de sacos reutilizáveis. Foi feita também uma plantação de arbustos e dado apoio a uma caminhada por caminhos pedestres da freguesia organizada pela associação ambiental Azoria.